Por que nossos bichinhos precisam tomar vacina?

April 3, 2018

 

A vacinação proporciona imunidade sobre as doenças, ou seja, faz com que o organismo crie anticorpos necessários para que se um dia o animal entrar em contato com a doença, ele esteja preparado para combatê-la! Mas para garantir a imunização é necessário que as vacinas sejam dadas por um veterinário que examinará o animal antes da aplicação, geralmente ele medirá a temperatura, examinará gânglios, olhos, ouvidos, dentes, auscultação, perguntará sobre urina, fezes, apetite, ânimo, etc. 

 

Nesse post abordaremos as principais vacinas que devem ser dadas em cachorros e gatos, vamos lá!

 

Cães

* Vacina v8 ou v10: protegem de doenças consideradas graves como acinomose , hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina. A aplicação é dividida em três seções, com intervalos de 21 a 30 dias entre cada uma.

* Vacina anti-rábica: protege contra a raiva e deve ser aplicada em uma única dose após o quarto mês de vida dos cães. O controle dessa doença, que é uma zoonose fatal, depende muito da quantidade de cães adequadamente vacinados.

* Giárdia: é uma infecção intestinal causada por um protozoário que pode ocorrer em qualquer fase da vida do cão. Deve ser dada a partir dos 3 meses, sendo duas doses iniciais com repetição anual.

*Tosse dos cães: protege contra gripe que causa mal estar e é facilmente transmitida para outros cães, o maior sintoma da gripe é uma tosse constante que dura alguns dias. Deve ser aplicada a partir de 21 dias da última dose de V8 e V10, sendo duas doses iniciais com repetição anual.

 

 

 

 

Gatos

* Vacina anti-rábica: protege contra a raiva e deve ser aplicada em uma única dose após o quarto mês de vida dos gatos. O controle dessa doença, que é uma zoonose fatal, depende muito da quantidade de gatos adequadamente vacinados.

* V3 ou V4 ou V5: são vacinas polivalentes, o mais recomendado é levar seu gatinho à um veterinário de confiança para uma análise da vacina mais indicada.

 

Para que seu amigo receba a vacina é preciso que esteja saudável, alimentando-se bem e sem presença de vermes. Assim, se faz necessário levar o animal ao médico veterinário, pois somente ele tem condições de avaliar a saúde do animal, podendo instituir o programa de vacinação mais adequado.

 

Manter as vacinas em dia é um ato de amor e cuidado, que faz toda a diferença para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos animais, assim como daqueles que convivem com eles.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Nossa veterinária

April 12, 2018

Como manter longe as pulgas e carrapatos?

April 9, 2018

Por que nossos bichinhos precisam tomar vacina?

April 3, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

Mil Lambidas no Instagram

Cadastre-se

Funcionamento

Fique por dentro das novidades, promoções e eventos do Mil Lambidas! 

De segunda à sexta - 08:30 às 18:00

Sábados - 09:00 às 18:00

©2018 by Mil Lambidas pet shop. Proudly created with Wix.com